Menu

Está ocupado para mais atividades importantes?

16/05/2018 - Coaching, Desenvolvimento Pessoal, Economia, Empreendedorismo
Está ocupado para mais atividades importantes?

Falta uma forte cultura de produtividade em sua empresa?

“O trabalho é um processo, e todo o processo tem de ser controlado. Para tornar o trabalho produtivo, portanto, requer-se a construção dos controles adequados para o processo de trabalho.”

Peter Drucker

Se você e seus colaboradores sempre dizem que estão ocupados ou parecem estar, isto pode ser uma justificativa para não ouvir nada de verdade, nem para falar as coisas de verdade, estar sempre atrasado, ser ignorado e talvez para não fazer muito de fato.

Estar ocupado é uma excelente desculpa a nós e aos outros para não fazer o que é realmente importante, necessário ou as coisas mais difíceis. O “ocupado” pode ser sinônimo de “improdutivo”.

Uma empresa produtiva deve ser gerida de forma positiva, com real incentivo ao desejo de se trabalhar mais e melhor, com remuneração condizente e com menos tempo perdido na produção e/ou no escritório, assim melhorando a equação de mais trabalho em menos horas.

Devemos ter a capacidade de olharmos para a produtividade e deixar de usar a palavra tão somente como discurso e nos textos e assim deixar de ser somente um desejo.

Pensar em um modelo de gestão que traduzam o desejo de melhorar os negócios da empresa e de forma clara a atender aos desejos e anseios de todos os envolvidos.

Os resultados serão melhores se a alta gestão da empresa elaborar regras claras de medida de desempenho, alvos de curto, médio e longo prazos a serem alcançados, envolver seus colaboradores nas soluções e desafios, pensar a organização das atividades, identificar processos a serem melhorados, descrever os incentivos a serem perseguidos por sua equipe.

Booking.com

Pode ser necessário repensar os métodos de trabalho aplicados na empresa para aumentar a motivação e a produtividade. Os melhoramentos podem passar por trabalhar a partir de casa em determinados dias, quando o trabalho assim o justificar, envolver os trabalhadores na definição de estratégias da empresa ou organizar o trabalho segundo a gestão de objetivos pessoais.

Não pense que é uma mudança de cultura fácil, rápida ou sem custos, porém a mudança do clima de trabalho de sua empresa estará na direção do sucesso. A empresa precisa dar um passo estratégico em direção a um futuro próspero.

Finalizando, volte com todo o entusiasmo e reveja a estratégia de negócios de sua empresa ou atividade e tenha seu plano de ação e o coloque em prática. Recomendo que você leia dois outros artigos que escrevi, Será que dará certo minha ideia de negócio?  e Tenha foco no essencial.

Marco César de Oliveira: Consultor, Coach e Mentor em Negócios no Brasil e Portugal, Economista – PUC /SP, contador, MBA em Gestão Empresarial pela FIA/USP, Sócio da VALORVEST, certificado pela IAC – International Association of Coaching – e SLAC – Sociedade Latino Americana de Coach, e Especializado em Projetos Financeiros para o Terceiro Setor com mais 25 anos experiência em consultoria financeira e gestão de empresas.

Valorvest Brasil

Valorvest Portugal

LEIA NOSSOS ARTIGOS
Somos uma comunidade de mais de 2.000 leitores qualificados interessados em Gestão, Empreendedorismo, Startups, Tecnologia, Economia, Neócios e Networking recebendo nossa newsletter com as informações e opiniões.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: