Menu

Tenha foco no essencial

16/06/2016 - Carreiras, Coaching, Empreendedorismo, Negócios
Tenha foco no essencial

Tenha foco no essencial

O que é essencial para você ou seu negócio?

Responder a esta pergunta pode não ser simples, sou da opinião que realmente não deve ser simples.

A resposta para essa pergunta deve ser mais elaborada, requer que tenhamos um tempo de análise dos negócios, de nossas competências, nossas fraquezas, necessidades entre outras. Precisamos investir tempo pensando nas respostas, pois não há uma, mas sim diversas respostas e novas perguntas.

Sabendo que temos os nossos pontos fortes e pontos fracos, vale agora uma análise do mercado em que estamos inseridos.

Conhecer o mercado em que atuamos é fundamental para identificarmos o que estamos fazendo e o que precisaremos fazer, quais serão as estratégias que teremos que elaborar. Estamos adequados ao mercado ou precisaremos nos adequar.

Saber o que nos diferencia é essencial para o melhor atendimento às necessidades do mercado em que atuamos.

Booking.com

Qual a diferença entre os profissionais ou empreendedores de alto desempenho e aqueles que não alcançam os mesmos resultados?

Na condução geral de nossa atividade profissional ou empresarial encontraremos fatores externos sobre as quais não temos e não teremos controle, muitas vezes não seremos capazes de prever com exatidão cada um dos eventos que irão correr pelo caminho.

Porém a ideia de que o acaso ou qualquer outro fator externo determine o nosso sucesso ou fracasso Deve ser rebatida a qualquer custo.

De modo geral o alto desempenho dos negócios ou dos profissionais estará diretamente ligado a três fatores essenciais.

Disciplina;

Criatividade; e

Medo produtivo.

Disciplina: está diretamente ligada à consistência em todos os aspectos relacionados a valores, metas, padrões de desempenho e os métodos de trabalho que você tem. Você deve ser incansavelmente ambicioso em relação ao seu foco, seu objetivo.

Ser disciplinado exige independência mental e uma grande capacidade de identificar quando está seguindo o rebanho, não seja conformista.

Criatividade: foque nas evidências e nas experiências. Confie em sua observação direta, naquilo que você já experimentou e evidências tangíveis.

Medo produtivo: fique atento às ameaças e as mudanças em seu ambiente, mesmo quando tudo estiver indo bem. Canalize seu medo e a sua preocupação na preparação, desenvolvimento de planos de contingência, construção e manutenção de margens de segurança. Ao ser conservador e se preparar para as adversidades você estará pronto para enfrentar tempos de turbulência.

impostos diretos 250Isto é importante, porém a paixão e a ambição por sua profissão ou negócio deve que ser maior que esses três fatores essenciais.

Com esses novos conceitos agora já é possível começar a pensar no que é essencial em sua atividade profissional.

Outra pergunta que irá ajudar na busca desta resposta, é: por que você está neste negócio?

O que te motiva a continuar neste negócio?

Neste momento, que passamos por uma série de crises, econômica, política social, entre outros, o mais comum e mais fácil são as pessoas se voltarem para outras pessoas, buscar as respostas através de outras pessoas “autoridades” e “gurus”.

Os profissionais de alto desempenho não buscam a sabedoria convencional, empacotada, fórmulas mágicas. Buscam as respostas pela observação direta, se envolvem diretamente com os processos e resultados, ao invés de confiar apenas em opiniões.

Buscam a solução de dentro pra fora.

Trazer toda a informação, desejos, anseios, necessidades, soluções, tantas outras coisas, de dentro pra fora não é uma atividade fácil e requer exercício e disciplina.

Se você quer começar a pensar e buscar o melhor caminho, mas não sabe por onde começar ou se você está no meio do processo de mudança, mas…

– precisa ter mais segurança;

– quer identificar o máximo de possibilidades de que precisa sobre seu mercado de atuação e criar estratégias;

– quer começar sua carreira ou negócio com planejamento, estratégia e foco;

… coloco-me a sua disposição para uma conversa e a agendar uma sessão gratuita de mentoria ou coaching, pois eu posso te ajudar!

Vamos elaborar juntos, presencial ou via Skype, quais serão os seus próximos passos. Como eu preciso conhecer as suas necessidades e explicar como funciona o meu trabalho, nosso primeiro encontro terá custo zero.

Agende aqui

Dúvidas e sugestões escreva pra mim contato@coachmarcooliveira.com.br

Marco César de Oliveira: Coach e Mentor de Negócios e Carreira, certificado pela IAC –  International Association of Coaching – e SLAC – Sociedade Latino Americana de Coach, Economista – PUC /SP, contador, MBA em Gestão Empresarial pela FIA/USP e Especializado em Projetos Financeiros para o Terceiro Setor com 25 anos experiência em consultoria financeira e gestão de empresas.

LEIA NOSSOS ARTIGOS
Somos uma comunidade de mais de 2.000 leitores qualificados interessados em Gestão, Empreendedorismo, Startups, Tecnologia, Economia, Neócios e Networking recebendo nossa newsletter com as informações e opiniões.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
%d blogueiros gostam disto: