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A influência da Comunicação Assertiva

15/06/2016 - Carreiras, Coaching, Desenvolvimento Pessoal, Liderança
A influência da Comunicação Assertiva

A influência da Comunicação Assertiva

Consciência, habilidade e treino.

Este é o terceiro texto de uma série de três sobre estilos de comunicação. Nos outros dois abordei a forma passiva e agressiva de se manifestar. Vamos ao mais eficiente e, de longe, o mais desafiante.

Assertividade é uma forte característica de grandes líderes. No entanto, nem todos os líderes possuem essa habilidade. Aliás, assertividade deveria ser requisito primeiro em qualquer contratação.

A comunicação assertiva é construída diariamente. Em ação por ação. Essa forma de estabelecer contato eficaz tem a ver com uma união de comportamentos e características como empatia, respeito, clareza, objetividade, controle emocional, além das necessárias consciências verbal e corporal.

Parece muita coisa. Mas a boa notícia é que todas essas habilidades são treináveis, desde que consciência verbal e corporal estejam alinhadas.

impostos diretos 250Ser assertivo é ser claro, checar a informação após comunicar seu objetivo para ver se o outro entendeu. Falar sem fazer rodeios e certificar-se que quem recebeu a informação acompanhou seu raciocínio. É falar a linguagem do outro. Conhecimento sobre quem ouve é essencial. De nada adianta usar termos muito rebuscados se o outro não vai entender nada

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O comportamento assertivo tem empatia. Tem olhos nos olhos para sentir o outro e transmitir respeito e segurança. Quando conseguimos nos colocar no lugar de quem ouve fica mais favorável expressar ideias, defender opiniões e posicionamentos sem nos tornarmos agressivos.

Não é o que você diz, é como você fala!

É necessário dizer o que precisa ser dito, mas com respeito, com o uso de termos que acrescentem ao invés de depreciar. O ato de delegar tarefas e dar feedbacks são ótimas situações para exercitar assertividade. Em termos de feedback, por exemplo, entre falar “você foi péssimo, passou longe da sua meta” e dizer “você precisa se dedicar mais pra atingir a meta estabelecida” há uma grande diferença de estilo de comunicação e nenhuma diferença na mensagem principal.

Ser assertivo é saber ouvir sem interromper com os clássicos sinais corporais da impaciência. Aqueles dos quais escrevi no texto sobre comunicação agressiva. A comunicação eficaz também está intimamente atrelada à segurança ao se expressar. Lembra-se do “eu acho”? Ele é uma das zonas de perigo porque fragiliza o discurso, dá margem à dúvidas. “Eu acredito” é um bom substituto.

Se você tem dificuldades, uma boa forma de treinar as habilidades de se expressar com clareza é escrever. Quando você escreve, organiza as ideias e passa a observar quais palavras e verbos mais utiliza. Começa a se observar. Suas palavras representam você.

Quanto mais consciência você tiver, mais você desenvolve habilidades assertivas. Se comunicar melhor só traz ganhos para a vida como um todo. É necessária a prática diária e muitas análises sobre comportamentos X resultados.

Ouse mudar alguns hábitos de comunicação e observe. Ao identificar os principais pontos a serem melhorados você começa a corrigi-los. Aos poucos, esses atos previamente monitorados começam a se tornar hábito. O hábito traz a naturalidade, a confiança, e você traz para sua rotina um círculo virtuoso de comunicação assertiva.

Dúvidas e sugestões sobre comunicação. Escreva pra mim contato@daianejardim.com.br

Daiane Jardim: Jornalista, coach de planejamento, consultora de imagem, visagismo, especialista em media training. Experiência em TV, reportagem, apresentação, relações institucionais, assessoria de comunicação. PPC pela Sociedade Brasileira de Coaching, pós graduada no módulo TV e WEBTV. Treinamento de liderança pelo Instituto Emerson Feliciano, curso de expressão corporal e teatro. Formada em consultoria de imagem e credenciada pela AICI.

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