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O endomarketing como ferramenta de melhoria no desempenho das empresas

31/05/2016 - Empreendedorismo, Marketing, Negócios
O endomarketing como ferramenta de melhoria no desempenho das empresas

O endomarketing como ferramenta de melhoria no desempenho das empresas

O Endomarketing já faz parte da constituição organizacional da maioria das empresas. Em outras palavras, as empresas tiveram que passar a se preocupar com a formação das pessoas que fazem o seu dia a dia, utilizando técnicas e estratégias de marketing para estabelecer uma coerência entre os discursos: interno e externo. (BRUM, 2010). Qualquer produto que entre no mercado passou pelas mãos de seus colaboradores. Vendendo ou não, ele existe em função daqueles que o fabricaram e a sua qualidade tem relação direta com os resultados da empresa. (isso faz parte de um dos fatores de crescimento das empresas, talvez o mais importantes deles). Vamos pensar que quaisquer produtos fabricados têm a mão de pessoas que doaram (venderam) tempo, mão de obra e carinho (ou não) dependendo de quem comandou, de quem tratou, de quem informou e de como tudo isso foi feito. A saída de Ford, por exemplo, foi a fabricação unitária. Ele distribuiu partes para cada colaborador e eles se especializaram nisso. E o resultado foi bom. Então ninguém melhor do que quem pôs a mão na massa, literalmente, para opinar sobre o produto, o modo de fabricar, a garantia de fábrica e a satisfação de vê-lo no mercado. Isto seria um tipo de endomarketing, na época, se fosse computada a opinião de dentro da fábrica (talvez tenha sido).

A descoberta de que o uso do endomarketing com perfeição ajudaria no crescimento, não só da empresa, mas do seu nome no mercado, despertou empresários que perceberam que colaboradores satisfeitos e bem informados, melhoram sua performance na empresa e por conseguinte aperfeiçoam seu desempenho, cada vez mais. Sem contar que a informação verdadeira e sólida (confiável) traz benefícios, não só para o empresário, mas também para os próprios colaboradores e para os clientes (que é a razão de ser da empresa).

Lidar com a verdade dentro da informação completa o endomarketing. E o trabalho desenvolvido em conjunto com o marketing e a comunicação, deveria ser o inicio de qualquer empresa. Não se pode implantar meio endomarketing porque não existe meia verdade. A união dos colaboradores impulsiona a empresa. (BRUM, 2010)

A Informação dentro da empresa é de domínio de sua direção. É a direção que toma a decisão que, mais tarde, vai transformar-se em informação, através de diversas formas, para as demais partes da pirâmide organizacional.

O diferencial humano é a base, quase única, da empresa. Treinar colaboradores incentivá-los, prepará-los é tão importante quanto contratar um expert no assunto, já que muitas vezes um profundo entendido terá dificuldades para passar adiante seu conhecimento e um colaborador bem instruído, com a mão na massa, terá mais chance de crescer na empresa, doar-se mais e até participar com ideias novas.

A motivação é um preâmbulo importantíssimo e a empresa deve se ater a isso. Trabalhar a motivação, perceber os pontos frágeis, nervosos e fortes faz parte do treinamento dos colaboradores. Aí entra os cursos de especialização, palestras e outros meios que o empresário puder colocar à disposição de seus colaboradores, em benefício próprio (claro). Motivação + informação = endomarketing aplicado.

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A psicologia motivacional usada deverá perceber várias fases da informação que o colaborador quer e precisa ouvir, como por exemplo: A comunicação como prioridade; abertura e diálogo com a alta direção; individualização (qualidades individuais do colaborador); velocidade (na informação); adequação tecnológica; etc. (SIQUEIRA NETO, 2004).

Justificando o endomarketing nas empresas

Um exercício de paciência, perseverança, inteligência e visão. O endomarketing deve incutir nos colaboradores a consciência de que todas as ações devem voltar-se para a satisfação do cliente onde, segundo (BEKIN, 2004), reside toda a importância do sincronismo e fidelidade ao trabalho abraçado.

A realidade mostra, hoje, um cenário em que colaboradores, disputam, entre si, postos de trabalho e as empresas protagonizam competições extremamente acirradas por uma fatia maior em um mesmo mercado. É aqui que um endomarketing bem aplicado surtirá efeitos valiosos.

As empresas brasileiras parecem já ter entendido que, ambientes corporativos baseados no paternalismo, no favor, na desinformação e no desestímulo, geram uma força de trabalho servil, triste e desanimada.

Para usar de coerência, a grande verdade é que o Departamento de Endomarketing tem que ser especialista em lidar com mudanças. Mudar é o termo correto. Ainda que traga incertezas entre os colaboradores, mudanças são necessárias.

(CAMÕES, 1595) falava em mudanças dentro de “Os cenários da mudança”. Poesia essa  bem atual e aplicável em reuniões de lideranças com colaboradores. Veja um trecho:

“Mudar

Mudam-se os tempos

Mudam-se as vontades

Muda-se o ser, muda-se a confiança

Todo mundo é composto de mudanças

Tomando sempre novas qualidades

“Continuamente vemos novidades…”

Uma empresa não tem como intervir na genética de um ser humano, mas pode representar uma circunstância de vida (BRUM, 2010).  O que existe é que muitas empresas lidam com uma mesma mensagem para todos, da base ao topo da pirâmide, esquecendo-se que por ser uma entidade abstrata, precisa ser representada por líderes. “É nos líderes que tudo começa. (BRUM, 2010).

Roberto Gomes Vidal: Professor universitário, bacharel em Ciências Contábeis e MBA em Marketing e Vendas. Atua na área de hotelaria desde 1993 nos seguintes cargos: Analista Contábil (Accor Hotels), Assistente Financeiro (Accor Hotels), Encarregado Financeiro (Feller Hotéis), Diretor Operacional (Feller Hoteis).

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