Menu

A Chave da Prosperidade

05/12/2018 - Coaching, Desenvolvimento Pessoal, Finanças Pessoais
A Chave da Prosperidade

Prosperidade é um estado ou qualidade do que é próspero, ou seja, bem-sucedido, realizado, pleno e feliz.

A principal característica da prosperidade é o constante progresso, mas essa é uma é uma condição individual, pois para alguns, prosperidade pode ser um bom salário, bens materiais, e para outros, qualidade de vida, bem-estar, tempo com a família, enfim, diferentes situações podem ser o estado de prosperidade.

Etimologicamente, a palavra prosperidade se originou a partir do latim prosperitate/prosperare, que significa “obter aquilo que deseja”. No entanto, o termo latino é formado pela junção dos elementos pro, que quer dizer “a favor”, e spes, que significa “esperança”.

Os nossos valores sociais estão muito voltados para o plano material em que ter vale mais do que ser, e dessa forma outros aspectos como a mente o espírito e a mente acabam sendo deixados para segundo plano. Então, se ao pensar em prosperidade vem apenas o aspecto financeiro, muita gente não se acha próspera por não ter tanto dinheiro, e esquece de como é afortunada, por ter uma família unida, saúde, habilidades, etc. É importante relembrar que uma pessoa próspera não é necessariamente rica, pois a abundância se manifesta em todas as áreas da vida.

Muitas vezes a prosperidade é relacionada com a abundância de bens materiais, no entanto, viver com prosperidade é ter ao mesmo tempo sucesso financeiro, felicidade, saúde, equilíbrio mental e espiritual.

Segundo Wallace Wattles “Devemos pensar indiferente às aparências, pensar a verdade. E a verdade é que o universo é muito abundante. Há riquezas para todos.”

A gratidão também é um estado de prosperidade, pois reconhecer as conquistas e saborear a sensação de um estado de abundância, seja material ou espiritual, é se sentir próspero. A prosperidade vem de dentro para fora.

Booking.com

Se você não reconhecer sua evolução e conquistas, pode ter o que for e não sentirá essa sensação. Agora, se nas pequenas coisas sentir a gratidão e dar o valor adequado certamente se sentirá próspero.

Indivíduos verdadeiramente prósperos, passam também por dificuldades, no entanto estão sempre atentos em perceber as coisas positivas que acontecem em sua vida, mantendo assim o estado de prosperidade.

“A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que você acredita, torna-se realidade.” – Buda

Nesse sentido, pensando a prosperidade como uma energia que podemos criar iremos trabalhar a Roda da Abundância, uma ferramenta muito utilizada no Coaching.

Já imaginou a sua vida se movimentando em direção aos seus objetivos.

Vou explicar como funciona a Roda da Abundância para que você de forma prática possa ir de encontro a sua prosperidade.

A roda da abundância possui dois lados, Doar e Receber. Existem diferentes tipos de pessoas e que dependendo das características atrapalham a roda de girar. Identifique qual delas é você:

Soberbas: são pessoas que sabem doar, mas não gostam de receber. Fazem pelos outros, mas não aceitam ajuda.

Egoístas: as pessoas egoístas sabem receber, mas não querem doar;Estéreis: são aquelas pessoas que não doam nem recebem;

Prósperas: são pessoas que sabem doar e receber, e que geram prosperidade para sua vida e para os outros.

Se não se identificou como uma pessoa próspera, então mude seu comportamento e suas ações.

A Roda da Abundância é tem como alicerce quatro verbos, são eles: declarar, solicitar, arriscar e agradecer. Praticar essas ações vai te conectar com a abundância do Universo.

Vamos entender como funciona cada uma dessas partes:

Declarar

Quem é você? Que tipo de pessoa você é? Quais seus pontos fortes e fracos?

Esse quadrante está relacionado com sua essência, com quem é você verdadeiramente. Somente você tem autoridade para declarar algo positivo ou negativo sobre você. Portanto esse é o momento de saber quem você é, e se aceitar.

Aqui o autoconhecimento é indispensável, você só pode pedir o que quer se souber o que quer.

Você pode iniciar frases com eu posso…, eu quero…, eu sou… para mostrar o que deseja conquistar. Mostre aqui sua verdadeira identidade.

Solicitar

Qual é eu sonho? Em que você acredita? O que você quer conquistar? Qual o seu plano de vida? Para conseguir aquilo que deseja, é preciso primeiro pedir exatamente o que você quer receber.

Imagine a seguinte situação: você chega a um restaurante e quer um lanche sem queijo, mas fica olhando para o atendente sem pedir, ele não vai adivinhar, então essa é a hora de colocar os detalhes de como quer o lanche.

Após saber o que você quer, você tem que planejar, colocar os detalhes, imaginar exatamente como quer realizar. Faça um planejamento com os maiores detalhes possíveis.

O que você quer realizar?

Quando?

Você já tem as habilidades necessárias?

Quem pode te ajudar?

Quanto de dinheiro você precisa?

O que você vai começar a fazer HOJE para alcançar seu objetivo?

Agir

Depois de saber quem você é e o que você quer, agora é a hora de entrar em ação.

Quais são os passos necessários para você alcançar o que deseja?

O que precisa fazer que você ainda não está fazendo?

Este é o momento de focar toda sua energia em direção ao que quer.

Agradecer

A gratidão é uma das forças mais potentes do Universo. Quanto mais grato você é, mais você se torna uma pessoa próspera. Agradeça ao Universo tudo de bom que tem. Agradeça as pessoas que fazem algo para você.

Mas agradecer também é dar a mais, devolver ao universo tudo de bom que recebeu, fazer pelos outros e aceitar que façam por você.

Aqui também é o momento de exercer o perdão, pois carregar mágoas bloqueia a roda da abundância. Portanto se perdoe pelos seus erros e perdoe quem te magoou. Esteja livre para a prosperidade entrar em sua vida.

Resumindo:

Quanto mais a Roda da Abundância girar, mais próspero você será.

Agora que você já entendeu como funciona cada parte, te convido a identificar em cada quadrante a sua situação. De 1 a 10 que nota você dá para seu senso de identidade, seu planejamento, suas ações e a gratidão. Preencha sua roda da abundância e coloque em prática os quatro verbos: declarar, solicitar, arriscar e agradecer.

O Universo age de forma justa em relação a dar e receber, no entanto, precisamos fazer nossa parte sabendo quem somos, o que queremos, agir e agradecer.

Texto extraído do livro: A Chave da Prosperidade – Coordenação Editorial Monica Oliveira

Monica Oliveira é Coach de Vida e Carreira.Coautora dos livros: “Construa seu Caminho” e “Estratégias de Vencedores” contato@monicaoliveiracoach.com

LEIA NOSSOS ARTIGOS
Somos uma comunidade de mais de 2.000 leitores qualificados interessados em Gestão, Empreendedorismo, Startups, Tecnologia, Economia, Neócios e Networking recebendo nossa newsletter com as informações e opiniões.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: